01 setembro, 2006

“DIREITOS CONSUETUDINÀRIOS” ou Cabelos Brancos e Pasteis de Nata

Contou-me uma amiga esta história que eu acho uma delícia.

No tempo que em Portugal, mesmo as grandes cidades, não eram mais do que uma aldeia maior e o trânsito automóvel diminuto, criaram-se alguns hábitos de condução “licenciosos” que não envolvendo quaisquer riscos, se aceitavam como prática corrente.

Foi assim que, um dia, um automobilista idoso, circulou como diariamente fez durante quarenta anos, por uma rua direito a casa.

Tudo seria normal, não fora o caso de alguns dias antes, por razões de reordenamento de trânsito, a Câmara ter mandado colocar um sinal, passando a rua a ter apenas um sentido único e o nosso velhote estar a circular em sentido contrário.

Interceptado pela polícia que o advertiu, fazendo referência ao novo sinal, o idoso condutor, respondeu tranquilamente com um sorriso ingénuo:

-Ora senhor guarda, isso é para os novos!…

O Besnico lembrou-se disto, porque pelas mesmas razões, a semana passada fez rigorosamente a mesma coisa em S. Pedro de Moel, onde durante o verão o trânsito à praça está condicionado e é apenas para moradores.

Um jovem e educado polícia, mandou-me parar, perguntou-me se eu era morador ao que respondi, que não.

O Polícia, fez referencia à restrição de trânsito e eu pedi desculpa, dizendo que não tinha reparado, pois que normalmente só frequento aquele lugar durante o Inverno…

Sorridente o jovem polícia, apenas teve o seguinte comentário:

- Pois, mas estamos em Agosto… Pode seguir e tenha um bom dia.

14 Comments:

At 01 setembro, 2006, Blogger Maria P. said...

É por isso que eu não frequento S. Pedro de Moel, imaginem! Com condutores destes!!!Apre!!!
Deviam todos ficar sem carta.

 
At 01 setembro, 2006, Blogger Papoila said...

Mas que jovem polícia simpático!
´Lá no campo, se clicar no selo que diz amigos vai ter uma surpresa que espero seja de seu agrado. Se lá passar clique na Gôndola que lá se abrigou. Beijos

 
At 01 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

De automóveis também tenho uma história.

Passei toda a minha infância a olhar os outros a brincar com pistas de automóveis, já homem de vinte e tal anos, um dia, numa conversa disse á minha companheira que tinha um trauma de criança, era um velho sonho eu ter uma pista de automóveis, sabes? Dizia eu: - sonhei tantas as vezes com uma pista daquelas! A única coisa que conseguia era as tampas de refrigerantes que depois de tirar a cortiça colocava um papel pintado com as cores do meu clube e o nome do ciclista para brincar no jardim…

Quando fiz 30 anos, cheguei a casa vindo da Marinha Grande onde exercia a minha actividade profissional, reparei numa caixa enorme a um canto da sala, depois do bolo deram-me a caixa e para minha surpresa era uma pista de automóveis, ainda hoje a tenho, a minha filha nunca lhe ligou muito, para terminar digo-lhe Bésnico que fiquei a brincar com os carrinhos até bastante tarde.

Um abraço…

 
At 01 setembro, 2006, Blogger Besnico di Roma said...

Juda, prezado amigo.
Comigo aconteceu o mesmo, a respeito dos comboios eléctricos. Nunca tive nenhum…
Mas no que respeita às pistas dos carrinhos… bem… não sei como dizer… podes sempre contar com o Besnico para brincar.
Por favor, pára de me tratar por você, no fundo, verdadeiramente, ainda somos dois “putos” da mesma escola, eu um pouco mais velho, mas a idade mental não acompanhou o comprimento dos calções…
Desculpa não ter respondido ao teu comentário anterior, mas esse merece um texto no blog.
Um abraço

 
At 02 setembro, 2006, Blogger Menina Marota said...

Até que existem polícias simpáticos...tenho pena porque nunca encontrei nenhum...

Um abraço ;)

 
At 03 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

...sou da turma dos repetentes...tenho 62 anos! gostei deste blog! - vivi 2 anos em Leiria e de S. Pedro tenho as melhores recordações! abraço cpfeio

http://podiamsermais.weblog.com.pt/
http://aminhaverdadeiranatureza.blogspot.com/
http://peresfeio.multiply.com/

 
At 03 setembro, 2006, Blogger Besnico di Roma said...

Carlos Feio - Agradeço o seu comentário.
Leiria, S. Pedro, Caldas, repetente, digo caloiro, que por lá passe não mais pode esquecer.
Será que por aquele pinhal ainda vagueia o espírito de Pedro e Inês…
Quando tiver disponibilidade, diga que tomamos um café no S. Jorge.
Um abraço “velho” amigo. Ahahah!

 
At 03 setembro, 2006, Blogger Maria P. said...

TU QUERE QUE EU TE MANDE PARA O BRASIL NUMA BARCA ROTA!!

SEU MARINHEIRO DE ÁGUA DOCE....

 
At 03 setembro, 2006, Blogger Teresa Durães said...

S. Pedro de Moel... Passo lá todos os anos.. verão, inverno... Paredes de Vitória... Polvoreira.. e nessas praias todas..

Marinha Grande, Leiria.. O pinhal..
Entre S.Martinho do Porto e Figueira da Foz desde que nasci sempre por aí andem que não gosto do Algarve nem calor.


Os polícias mais novos são mais educados, agora.

Bom domingo

 
At 03 setembro, 2006, Blogger Besnico di Roma said...

MAARIIIA!... MARIA PEDRÓGÃO! O que é Isto!?...
Querida Maria P.
Quando receberes esta carta, já estarei a caminho do Brasil.
Malvada, o que é que tu fizeste ao meu blog?... Não consigo entrar.
Vais ficar mal vista, no mundo bloguista, acabaste com o blog do Besnico…
Adeus mundo cruel…
(foi ela, eu sei que foi)

 
At 03 setembro, 2006, Blogger Maria P. said...

...Ó Valha-me Deus!
Ok.Ok... Eu almoço contigo, tudo isto por causa de um almoço!

Homens...

 
At 03 setembro, 2006, Blogger APC said...

Bah!... 'Abuso de poder
Polícia eu fosse, e havias de ver!


(Belo poema, hã?;-)))

 
At 04 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Eu sou novinha e nunca vejo os sinais de sentidos proibidos...

Conduzir em Lisboa então... Quando se está habituado a andar naquela cidade a pé...

"Porque é que eu não posso ir por ali... ó raios... e agora vou por onde?? &%$#"

 
At 04 setembro, 2006, Blogger Maria P. said...

Esquece JÁ NÃO VOU ALMOÇAR contigo,
depois da tua atitude!!

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Web Counter
Discount Shopping Store